quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vídeo 27 - Reportagem PRP(plasma rico em plaquetas).

Técnica de recuperação que acelera o retorno dos atletas aos treinamentos.




P.R.P. Plasma Rico em Plaquetas e é uma alternativa de tratamento para algumas lesões. De descoberta recente foi inicialmente utilizado na Ortopedia com a intenção de acelerar a consolidação de fraturas.
Plasma rico em plaquetas é definido como o sangue com uma concentração de plaquetas acima dos valores de referência. Plasma rico em plaquetas tem sido utilizado em cirurgias e plásticas.
Seu uso em medicina esportiva está crescendo dado o seu potencial para melhorar a cicatrização do músculo e tendão. Em estudos in vitro sugerem que fatores de crescimento liberados pelas plaquetas reparam as células e aceleram a reparação de tecidos.


Os estudos recentes demonstram fortemente que o PRP estimula o processo de cicatrização de lesões. E já há um bom número de patologias que estão sendo beneficiadas com sua utilização. Entre elas estão as lesões tendinosas de uma maneira geral como a epicondilite lateral e medial do cotovelo,tendinite patelar, lesões do manguito rotador do ombro, lesões do tendão de Aquiles, algumas lesões ligamentares do joelho (como o jogador Ronaldo, que fez uso do P.R.P) e alguns casos de artrose.
É claro que ainda serão necessários mais estudos sobre esse método terapêutico e, por ainda ser muito pouco difundido, o preço é alto até 3.000 reais por aplicação.

Consultando um dicionário de biologia, verifiquei que normalmente no corpo humano existem em apenas um mm3(mililitro cúbico) de 180.000 a 250.000 PLAQUETAS, em 5 mls. contém quantidade suficiente de plaquetas, que devem dar conta da necessidade, basta aplicar no músculo lesionado ou próximo do local a ser tratado. 

Acompanhe a reportagem abaixo sobre a PRP. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário