quinta-feira, 31 de março de 2011

Vídeo 9 - Circuito Proprioceptivo 2

Exercícios de Propriocepção 2

- exercícios com incremento do gesto técnico.

Com colaboração de Anderson Pereira, fisioterapeuta da ADHering Futsal



maiores informações e dados técnicos no link:
http://neiadrianofutsal.blogspot.com/2011/03/circuito-proprioceptivo.html

quarta-feira, 30 de março de 2011

Amistoso em Itajai

Nesta quinta feira, a equipe ADHering Futsal fará seu primeiro jogo amistoso do ano, após derrota em jogo treino contra Rio do Sul a equipe de Blumenau enfrentará a equipe de itajai no ginásio Gabriel Colares as 20:00.
Para este jogo o técnico Jorginho não poderá contar com os atletas Gudi e Paulinho que ainda se recuperam de cirurgia no joelho e o ala Dudu que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo no treino de sexta feira passada e ainda sente dores no local.
Este deve ser o último confronto antes da estréia no campeonato estadual da divisão especial que acontece no dia 09/04 as 20:30hs na ADHering contra a equipe do Moitas/Ituporanga.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Vídeo 8 - Circuito Proprioceptivo

Exercícios de Propriocepção 1

- exercícios sem gesto técnico.

Com colaboração de Anderson Pereira, fisioterapeuta da ADHering Futsal


maiores informações e dados técnicos no link:

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fim de mais uma semana de trabalho

Chegou ao fim a sétima semana de trabalho da ADHering Futsal, foi mais uma semana forte de trabalho, em que a ênfase foi o treino tático. O técnico Jorginho Schwatz buscou acertar os tiros de meta e o padrão de jogo que quer para a equipe neste ano.

Esta semana marcou também o final do treinamento especifico de força na academia, na próxima semana inicia o trabalho de potência, procurando dar maior velocidade e agilidade aos atletas, visando as competições que logo se iniciam.

No final do treino de hoje(sexta) pela manhã, o ala Dudu acabou torcendo o tornozelo, teve que se afastar do treino e será poupado na parte da tarde, porém na próxima segunda deve ter presença confirmada nos treinos.

A próxima semana deverá ser marcada por 2 amistosos, um já está confirmado, quinta feira(31/03) contra a equipe de Itajaí no litoral catarinense e outro no sábado com adversário ainda a ser definido.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Circuito Proprioceptivo

Propriocepção consiste na entrada de informações sensoriais de posição do corpo em relação ao espaço, considerando a direção e a velocidade do movimento, baseado na tensão sofrida pelos músculos, tendões, ligamentos, cápsulas articulares e aponeuroses (Cailliet, 2000).


As informações chegam dos membros até o SNC onde são processadas. Com o treino proprioceptivo o individuo mantém uma boa resposta somatosensorial, que por sua vez auxilia na manutenção do equilíbrio. Os exercícios devem ser dinâmicos, multidirecionais e com componentes relacionados ao esporte do atleta. O objetivo é proporcionar uma estabilidade dos membros e articulações durante os movimentos (Bonetti, 2007).




O Circuito Proprioceptivo é realizado duas vezes na semana, intercalando com o trabalho de Core, sendo composto de seis estações: tabua proprioceptiva redonda com apoio bipodal, disco inflável apoio unipodal com domínio e devolução da bola, tabua proprioceptiva retangular com cabeceio, disco inflável com apoio unipodal e passando a bola em oito entre as pernas, barra fixa com apoio unipodal e devolução da bola com o outro pé e cama elástica com saltos inicialmente bipodal. O atleta realiza os movimentos em cada estação durante dois minutos sendo um minuto para cada membro inferior nos exercícios unipodais.

O trabalho de propriocepção e o core tem se tornado uma excelente ferramenta da Fisioterapia esportiva na busca pela prevenção de lesões, tendo vários estudos realizados ao redor do mundo. Pode ser incorporada na rotina de treinamento dos atletas, em especial na pré-temporada onde dispomos de maior tempo para adaptação ao trabalho, sendo feita sua evolução e manutenção no decorrer da temporada.

Em breve estarei postando vídeos sobre o trabalho de propriocepção realizado na ADHering.

CAILLIET, R. Doenças dos Tecidos Moles. 3. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

BONETTI, L. V. Exercícios proprioceptivos na prevenção de lesões de tornozelo e joelho no esporte. Disponível em acesso em 15 de outubro de 2007.

Com colaboração do fisioterapeuta da ADHering, Anderson Pereira


quarta-feira, 23 de março de 2011

ASPECTOS DO CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO NOS JOGOS COLETIVOS

Excelente artigo sobre o controle das cargas de treinamento, escrito pelos profs. João Paulo Borin, Antonio Carlos Gomes, Gerson dos Santos Leite.


RESUMO
O presente estudo exploratório objetiva inicialmente apontar a importância do controle da carga de treinamento e suas respostas de adaptação na preparação desportista em desportos coletivos e, a seguir, apresentar proposta de organização das cargas no microciclo de treinamento de futebol, em diferentes etapas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Vídeo 7 - CORE

Exercícios de CORE

Com colaboração de Anderson Pereira, fisioterapeuta da ADHering Futsal


maiores informações e dados técnicos no link:

sábado, 19 de março de 2011

Derrota em jogo treino

"Sairam coisas boas", estas foram as palavras do técnico Jorginho Schwatz após a derrota por 2 x 0 em jogo treino contra a boa equipe de Rio do Sul.
A equipe de Blumenau acabou sentindo o forte ritmo de treinos da semana e o número reduzido de atletas, e acabou sendo derrotada em uma partida onde o equilíbrio prevaleceu.
Em partida disputada em 3 tempos de 15 minutos cronometrados, a ADHering iniciou melhor, perdendo várias oportunidades de gols, enquanto que a equipe riosulense praticamente não chegava ao gol de Kunze, e seguiu-se assim até o fim do primeiro período.
Na segunda etapa, o jogo se decidiu, apesar do domínio blumenauense, em um contra ataque, o goleiro blumenauense ababou cometendo pênalti, a favor da equipe de Rio do Sul, Andy bateu e converteu. A equipe de Blumenau sentiu o gol e logo em seguida Café, em uma jogada ensaiada de lateral ampliou e deu números finais a partida.
A ADHering continuou perdendo várias oportunidades de gols, mas logo a partida perdeu muito em qualidade com as duas equipes demonstrando o cansaço acumulado neste inicio de preparação para a temporada 2011, e o placar se manteve até o fim do terceiro período. Final do jogo ADHering/Uniasselvi/FMD Blumenau 0 X 2 Flavale/ Rio do Sul.

A equipe blumenauense teria outro confronto hoje em Massaranduba, marcando a reinauguração do ginásio municipal, porém com as fortes chuvas ocorridas na região, não foi possível a conclusão da obra em tempo hábil e o jogo foi remarcado para o próximo sábado(26). A equipe adversária ainda não foi definida.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Treino e ansiedade pelo primeiro amistoso do ano

Na manhã desta quinta feira a equipe ADHering Futsal trabalhou forte, buscando melhorar a parte tática e técnica dos atletas já visando o jogo treino de amanhã a tarde contra o time Rio Sulense.
O confronto, primeiro da equipe em 2011, inicia as 16:00 no ginásio da ADHering, no bairro Agua Verde.




ADHering/Uniasselvi/FMD Blumenau X Flavale Rio do Sul
Local: Ginásio da ADHering
Horário: 16:00hs

terça-feira, 15 de março de 2011

O Futsal e as alterações de regra.

Pois é, começou na noite desta segunda feira (14) mais uma edição da Liga Futsal com um confronto que já se tornou um super clássico do salonismo brasileiro.
O jogo entre Krona e Santos reúne vários dos grandes nomes do futsal brasileiro como Falcão, Valdin, Neto, Franklin, Café e Murilo além do multicampeão Ferretti e outros atletas de qualidade atuando como coadjuvantes de luxo em suas equipes.
Falando da partida de ontem, podemos perceber que as novas regras contribuíram muito para um jogo mais movimentado e claramente com mais velocidade. As defesas cada vez mais estão subindo a marcação e lá permanecendo pelo maior tempo possível, procurando induzir os adversários ao erro, pois como o apoio do goleiro no ataque ficou muito limitado, os erros acabam acontecendo com maior facilidade muitas vezes acontecendo seqüencias grandes de contra ataques e recontra ataques o famoso "perde e ganha". Mostrou também que a qualidade individual do atleta ficará mais evidente e que quem tiver o talento levará grande vantagem, pois com maior velocidade e a intensidade do jogo, o "diferente"conseguirá utilizar sua técnica com maior qualidade em favor de sua equipe.
Porém com esta maior velocidade e intensidade do jogo, o desgaste da equipe também será maior, fazendo com que tenhamos que preparar nossos atletas ainda melhor para suportarem as novas exigências requeridas pelas mudanças das regras.
Bom para nós, preparadores físicos, pois a tendência é que sejamos cada vez mais valorizados e respeitados, ressaltando a importância deste profissional que muitas vezes, ainda é relegado a uma posição secundária na formação de uma equipe de Futsal. Porém esse reconhecimento só pode ser conquistado com trabalho e resultado dentro de quadra.
Com trabalho, estudo, competência e dedicação no dia a dia em nossos clubes é que poderemos avançar e conquistar maior destaque, reconhecimento e conseqüentemente maior valorização, inclusive financeira.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Core training

Core são exercícios que trabalham a região do corpo onde se encontra o centro de gravidade, o centro de força e onde os movimentos se interpõem (Santos et al, 2009).
Nestes exercícios trabalhamos principalmente os músculos transverso do abdome, multifídios, reto abdominal, piriforme, iliopsoas, glúteos, oblíquos internos e externos, eretores da espinha, gêmeo superior e inferior, transversos espinhais e os obturadores interno e externo.


Em nossos treinos aplicamos os exercícios de Core três vezes na semana, sendo composto de quatros exercícios com duas séries de 20 segundos para cada membro inferior, havendo um intervalo de 20 segundos entre cada série.

Durante o período competitivo a aplicação do trabalho será adaptada à programação da equipe, podendo ser reduzido os dias de aplicação.




Estes exercícios proporcionam estabilidade da musculatura envolvida, melhorando a postura e equilíbrio. Estabiliza a cintura pélvica durante as atividades funcionais dos membros inferiores, proporcionando um movimento eficiente e aprimorando o desempenho dos jogadores, contribuindo para evitar lesões.


É importante salientar que o trabalho de Core se complementa com o treino proprioceptivo, sendo de fundamental importância para a melhora da resposta neuromuscular dos atletas.



SANTOS, R. M. B., GOUVEIA, F. M. V., CAVALCANTI, I. F. Core training: análise da eficácia na prevenção de lesões no futebol. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 139 - Diciembre de 2009.


Com colaboração do fisioterapeuta Anderson Pereira.


Semana de Amistosos

Com o fim da Pré temporada se aproximando, nesta semana a ADHering/Uniasselvi/FMD Blumenau entra em quadra para avaliação do trabalho realizado até agora em 2011, na sexta feira, as 16:00 realiza um jogo treino, no ginásio da ADHering, contra a equipe de Rio do Sul, vice campeã da primeira divisão em 2010 e que 2011 debuta na divisão especial.
Já no sábado a equipe blumenauense, participará da inauguração do ginásio municipal de Massaranduba em amistoso contra equipe da Krona/Joinville as 20:00hs.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Coletivo pela manhã e folga a tarde

Foi realizado na manhã desta quinta feira o segundo coletivo do ano da equipe da ADHering, segundo o treinador Jorginho Schwatz, o trabalho foi muito bom apesar do desgaste dos fortes treinos da semana, a tarde os atletas ganharam folga e se reapresentam na manhã desta sexta feira para prosseguimento nos trabalhos.

Programação para sexta feira:

9:00hs - Musculação
9:45hs - Core training
10:15hs - Técnico/tático
----
16:00hs - Técnico/tático

terça-feira, 8 de março de 2011

Reapresentação pós carnaval.

Foi nesta terça feira pela manhã a reapresentação da equipe de Futsal masculino da ADHering após o carnaval. Os trabalhos iniciaram as 9:00hs com o trabalho na academia e um circuito próprioceptivo, visando a prevenção de lesões, em seguida foi realizado trabalho tático com o técnico Jorginho Schwatz.

A tarde os atletas se apresentam as 16:00hs para realização de treino técnico/tático.

Nesta quarta os trabalhos continuam com retorno marcado para as 9:00hs na academia do clube.





sexta-feira, 4 de março de 2011

Exercícios de tração com borrachas


Muito utilizados hoje em dia na Preparação física, os exercícios de tração com borrachas visam o ganho da força, resistência e potência muscular. O trabalho de tração com borrachas tambémmelhora o tempo de reação e a coordenação intramuscular do atleta.

Existem equipamentos específicos que possuem cinturões em suas extremidades visando o conforto e a facilidade na execução dos exercícios, porém caso você possua apenas a borracha e não o cinto de tração completo, os exercícios podem ser feitos da mesma maneira.





A tração com borrachas pode ser realizada de diversas formas, de frente, de costas, lateralmente e diagonalmente.

Particularmente eu uso a tração de duas formas básicas.

1. Tração fixa: onde o atleta recebe resistência do companheiro durante todo o percurso do trabalho.

2. Tração solta: onde o atleta recebe resistência do companheiro durante certa parte do percurso, em seguida liberta-se do companheiro e percorre determinado trecho em velocidade máxima.

Ambas as formas acima podem ser realizadas, visando objetivos específicos, seguindo os dois métodos descritos a seguir:

· Visando a força muscular: execução lenta, passos largos com elevação dos joelhos;

· Visando a potencia muscular: execução rápida com passos curtos e em alta intensidade.




Deve-se iniciar o trabalho com o aumento da força e em seguida passando para a melhora da potência muscular.

Periodicamente, irei postar alguns vídeos com imagens do trabalho propriamente dito, para melhor visualização das várias possibilidades de se trabalhar com a tração com borrachas.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Preventivo e Folga Geral

Nesta quarta feira (02/03) a equipe da ADHering Futsal ganha folga e se reapresenta na manhã desta quinta feira (03/03) para continuação dos treinamentos.

Pela manhã os atletas realizaram trabalhos de Core visando a prevenção de lesões e um trabalho de resistência aeróbia.


Trabalho de CORE realizado pelo fisioterapeuta da ADH, Anderson Pereira

Vídeo 4 - Rast Test

Potência Anaeróbia - Rast Test


maiores informações e dados técnicos no link:
http://neiadrianofutsal.blogspot.com/...

terça-feira, 1 de março de 2011

Rast Test - Dados técnicos sobre o teste

Seguem mais informações sobre o teste Rast

Objetivo

O RAST TEST é utilizado para determinar a potência anaeróbia de pico (PAn-Pico) e a potência anaeróbia média (PAn-Média).

Características fisiológicas

  • Predomínio do sistema dos fosfagênios e do metabolismo glicolítico com produção de lactato;
  • Teste de duração mista.

Potência anaeróbia de pico (PAn-Pico)

  • Reflete a capacidade de regeneração do ATP (trifosfato de adenosina) através do CP (fosfato de creatina) ou sistema dos fosfagênios;
  • Geralmente determinada entre os primeiros 5 a 10 segundos do teste.

Potência anaeróbia média (PAn-Média)

  • Reflete a capacidade de regeneração do ATP através do sistema dos fosfagênios e do metabolismo glicolítico;
  • Duração do teste não é suficiente para exaurir completamente o metabolismo glicolítico.

Protocolo

Determina-se a massa corporal do avaliado.

O RAST é composto por 4 fases distintas:

  • Aquecimento;
  • Pausa;
  • Teste RAST;
  • Recuperação.

A tabela 1 mostra a duração e a metodologia aplicada em cada uma das etapas.

Tabela 1. Metodologia do teste de wingate

Etapa

Duração (s)

Procedimento

Aquecimento

10 min

Trote;
5 tiros de 3s.

Pausa

3-5 min

Repouso
Caminhar/alongamento.

Teste RAST

6 tiros 35m

6 tiros de 35 m;
Intervalo de 10s entre os tiros;
Cronometrar cada tiro.

Recuperação

1-2 min

Passivo

Cálculos

Potência em cada tiro

Potência (W) = Massa corporal (kg) x Distância2 (m2) / Tempo3 (s3)

PAn-Pico (W)

PAn-Pico (W) = potência máxima alcançada em um tiro.

PAn-Média (W)

PAn-Média (W) = Soma das potência nos 6 tiros / 6 (Média aritimética).

Índice de fadiga (IF) 01

IF-01 (W/s) = (PAn-Pico - PAn-Mínima)/Total de tempo dos 6 tiros.

Índice de fadiga (IF) 02

IF-02 (%) = [(PAn-Pico - PAn-Mínima)/PAn-Pico] x 100

Exemplo

Sexo: masculino

Massa corporal: 76kg

Tabela 2. Dados do teste RAST

Tiro

1º tiro

2º tiro

3º tiro

4º tiro

5º tiro

6º tiro

Total

Tempo (s)

4,52

4,75

4,92

5,21

5,46

5,62

30,48

Potência (W)

1008

869

782

658

572

525

4414

PAn-Pico (W)

PAn-Pico (W) = 76 x 352 / 4,523;

PAn-Pico (W) = 76 x 1225 / 92,35;

PAn-Pico (W) = 93100 / 92,35;

PAn-Pico (W) = 1008 W.

PAn-Média (W)

PAn-Média (W) = (1008 + 869 + 782 + 658 + 572 + 525) / 6;

PAn-Média (W) = 4414 / 6;

PAn-Média (W) = 736 W.

IF-01

IF-01 (W/s) = (1008 - 525) / 30,48;

IF-01 (w/s) = 483 / 30,48;

IF-01 (W/s) = 15,8 W/s.

IF-02

IF-02 (%) = [(1008 - 525) / 1008] x 100;

IF-02 (%) = (483 / 1008) x 100;

IF-02 (%) = 0,479 x 100;

IF-02 (%) = 47,9 %.

Equipe da ADHering recebe palestra sobre mudanças na regra.

Nesta segunda (28/02) os atletas e comissão técnica da ADHering Futsal receberam a visita do árbitro da FCFS, o sr. Arlindo Vieira, que explanou sobre as mudanças das regras do futsal para o ano de 2011. A conversa serviu também para que os atletas pudessem tirar outras dúvidas a respeito das regras do jogo. Como já era esperado, as alterações envolvendo a atuação dos goleiros dominaram as conversas.

Fica aqui em nome de todos os envolvidos no futsal da ADHering o agradecimento ao sr. Arlindo, pela presença e pelos esclarecimentos.