Core são exercícios que trabalham a região do corpo onde se encontra o centro de gravidade, o centro de força e onde os movimentos se interpõem (Santos et al, 2009).
Nestes exercícios trabalhamos principalmente os músculos transverso do abdome, multifídios, reto abdominal, piriforme, iliopsoas, glúteos, oblíquos internos e externos, eretores da espinha, gêmeo superior e inferior, transversos espinhais e os obturadores interno e externo.
Em nossos treinos aplicamos os exercícios de Core três vezes na semana, sendo composto de quatros exercícios com duas séries de 20 segundos para cada membro inferior, havendo um intervalo de 20 segundos entre cada série.
Durante o período competitivo a aplicação do trabalho será adaptada à programação da equipe, podendo ser reduzido os dias de aplicação.
Estes exercícios proporcionam estabilidade da musculatura envolvida, melhorando a postura e equilíbrio. Estabiliza a cintura pélvica durante as atividades funcionais dos membros inferiores, proporcionando um movimento eficiente e aprimorando o desempenho dos jogadores, contribuindo para evitar lesões.
É importante salientar que o trabalho de Core se complementa com o treino proprioceptivo, sendo de fundamental importância para a melhora da resposta neuromuscular dos atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário